quinta-feira, 15 de julho de 2010

Lei das Sacolas Plásticas está causando polêmica

- Representantes de Supermercados fazem reunião na ALERJ para adiar o início da validação da legislação


Foto: Rodrigo Ribeiro
A diminuição do uso de sacolas plásticas tem a função de contribuir com a preservação do meio ambiente
A Lei das Sacolas Plásticas, que começa a valer nesta sexta-feira, quando termina o prazo para a substituição por bolsas reutilizáveis nos supermercados, já está causando polêmica. Nesta quarta-feira o deputado Paulo Ramos impetrou mandado de segurança na Justiça para impedir sua aplicação. O projeto de lei dele, que adiava a eficácia da norma por seis meses, foi vetado pelo governador Sérgio Cabral. Empresários não descartam aumento de preços dos produtos nas lojas.

A medida foi aprovada em 2009 e os supermercados tiveram um ano para fazer a substituição. As empresas que não fizeram, a partir de sexta, deverão optar por uma das três obrigações da lei: fornecer bolsas reutilizáveis; dar desconto de três centavos a cada cinco produtos comprados sem o uso de sacola plástica ou trocar 50 bolsas desse tipo por 1 kg de alimento da cesta básica. As lojas ainda estão obrigadas a afixar cartazes informativos. A multa para o descumprimento de qualquer obrigação chega a R$ 20 mil.

Segundo informações, na manhã desta quarta-feira, foi realizada uma assembleia entre os representantes de supermercados e a ALERJ para tentar prorrogar o prazo de adequação das modificações desta lei. Como a situação ainda está em negociação, os supermercados da cidade preferiram não se pronunciar sobre o assunto.

Mesmo assim, a população deu sua opinião sobre a troca das sacolas plásticas pelas retornáveis, ou seja, as que podem ser usadas mais vezes, e que por consequencia poluem menos o meio ambiente.



Abraço prof Shin

Nenhum comentário:

Postar um comentário