quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Onde vai parar o óleo de cozinha?

Organização Mundial de Saúde afirmou que 25% das doenças contraídas pelo ser humano são decorrentes da poluição ambiental, treze milhões de pessoas morrem por ano vítimas de enfermidades relacionadas aos problemas ambientais. Grande parte dos riscos ambientais poderiam ser eliminados com uma política de esclarecimento a população para evitar a contaminação da água, do ar e do solo.


O óleo de cozinha utilizado em frituras contribui para a situação descrita acima. Apesar de todo mundo saber que não pode ser jogado no lixo ou pelo ralo, muita gente não sabe o que fazer com ele, mesmo após separá-lo em garrafas pet. Sabe-se que apenas 1 litro de óleo pode contaminar mais de 25 mil litros de água. Mesmo em pet no lixo comum, a chance de acontecer um vazamento é imensa.

O óleo e a gordura não se misturam com a água. Quando em contato com ela forma uma camada na parte superior, aglomerando todo tipo de entulho e lixo. Esta camada dificulta a passagem da luz e evita a oxigenação e evaporação da água. A conseqüência imediata é a morte da vida no rio por falta de oxigênio. As populações humanas vizinhas são afetadas por doenças são trazidas pela proliferação de bactérias e outros microorganismos.

Quando o óleo ou gordura são despejados no solo, o resultado é a impermeabilização da terra dificultando a passagem da água pela infiltração, ocorrendo morte de pequenos seres vivos e enchentes.

O óleo usado é utilizado para fabricar massa de vidro, biodiesel, desmoldantes, fertilizantes, sabão em pedra etc. Com o advento do biodiesel, criou-se uma alternativa de grande consumo para o óleo e gordura de fritura - 1 litro de óleo descartado transforma-se em 850 mililitros de biodiesel. A reciclagem do óleo e gordura reduzirá gastos com tratamento de doenças e será uma fonte de recursos para política de medicina preventiva.

Contribua com a coleta e alimente o Meio Ambiente com hábitos saudáveis. Procure os ECOPONTOS espalhados por todas as regiões da cidade, acesse http://www.ecoleo.org.br/eco_pontos.html.

Fonte: Sabesp e Ecóleo
 
 
Abraços,
 
Prof. Shin

Nenhum comentário:

Postar um comentário