segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Reuso Planejado

Reusar água significa utilizar esta substância por mais de uma vez. Isto ocorre espontaneamente na própria natureza, através do ciclo hidrológico ou através da ação humana, de forma controlada. O Reúso Planejado da Água pode ser utilizado para fins potáveis ou não potáveis. Nesta segunda categoria, o mais comum é sua utilização em atividades recreacionais, recarga de lençol freático, geração de energia, irrigação, reabilitação de corpos d'água e uso industrial.
O reúso planejado faz parte da Estratégia Global para a Administração da Qualidade da Água, proposta pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele prevê o alcance simultâneo de três importantes elementos que coincidem com os objetivos estratégicos da Sabesp:


1. Proteção da Saúde Pública


2. Manutenção da Integridade dos Ecossistemas


3. Uso Sustentado da água


Isto quer dizer que, para a Sabesp, a reutilização da água vai além do atendimento de demandas circunstanciais.
A empresa já realiza, e vai ampliar ainda mais, o reúso planejado em suas Estações de Tratamento de Água (ETAs), recirculando-a para a lavagem de filtros e também no processo de refrigeração de equipamentos da estação. Também utiliza o mesmo expediente nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs).
A Sabesp também negocia sua produção de água de reúso para o setor industrial, utilizando sistemas apropriados de distribuição.
A reutilização da água apresenta alguns atrativos como, por exemplo, menor custo, confiabilidade tecnológica e suprimento garantido. No aspecto qualidade, todos os riscos inerentes são gerenciados, com a adoção de medidas de planejamento, monitoramento, controle e sinalização adequados.
Os principais processos industriais que permitem o uso de água reciclada são os de produção primária de metal, carvão, petróleo, curtumes, indústrias têxteis, químicas e de papel e celulose. Exemplo disso é o acordo feito entre a Sabesp e a Coats, empresa fabricante das Linhas Corrente, que utiliza a água de reúso nos processos de lavagem e tingimento dos seus produtos.
Há também a possibilidade de fornecimento da água reciclada para outros segmentos. Prefeituras da Região Metropolitana de São Paulo já utilizam a alternativa para a limpeza de ruas, pátios, irrigação e rega de áreas verdes, desobstrução de rede de esgotos e de águas pluviais, além de limpeza de veículos.
O reúso planejado de água é um bom negócio e ainda encontra produção suficiente para sua expansão no mercado, podendo atender uma demanda ainda maior. Na Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri, por exemplo, toda a produção de água de reúso, retirada de cerca de 9.500 litros de esgotos por segundo, é lançada no rio Tietê.
Essa água representa um recurso de grande valor: a partir de soluções tecnológicas apropriadas, ela deve ser fornecida para usos específicos, poupando-se grandes volumes de água potável.
Estudos preliminares indicam que o esgoto tratado na estação Barueri para reúso planejado industrial tem um custo significativamente menor que a média tarifária industrial praticada atualmente na Região Metropolitana de São Paulo. O reúso planejado da água representa, ainda, a possibilidade de ganhos pela economia de investimentos e pela comercialização de esgotos hoje descartados.
A Sabesp tem consciência que suas atividades, no contexto da visão sócio -ambiental, a fortalecem no atendimento a clientes e acionistas, competindo num mercado cada vez mais exigente.


Fonte: SABESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário