sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Primeiro Seminário Catarinense de Turismo Acessível

A Associação de Ensino de Santa Catarina (ASSESC) promoverá o I Seminário Catarinense de Turismo Acessível nos dias 13 e 14 de setembro, em Florianópolis. A proposta do encontro é apresentar o atual cenário de oportunidades de negócios relacionados ao nicho de turismo acessível e promover o debate sobre o tema.

Entre os assuntos que serão abordados em palestras, workshops e mesas-redondas, legislação e normas de acessibilidade, atendimento a pessoas portadoras de necessidades especiais e empreendimentos acessíveis. Profissionais da iniciativa privada, comunidade acadêmica e representantes do poder público são o público-alvo do encontro, que será realizado no Centro de Eventos da instituição, localizada no bairro Itacorubi. O endereço, a programação completa e o regulamento para inscrições estão disponíveis no site www.turismoacessivelsc.com.br. O governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, é o apoiador institucional do evento.
Desde o lançamento do Plano Nacional de Turismo, em 2007, o governo federal desenvolve ações para transformar a atividade em um mecanismo de desenvolvimento econômico e em um indutor de inclusão social. De acordo com a gerente de Políticas de Turismo da SOL, Elisa Wypes Sant’Ana de Liz, no final de 2009 foram traçadas algumas metas voltadas ao fomento do turismo acessível no Estado.
Elisa salienta que todos os projetos futuros devem considerar o aspecto da acessibilidade. “Estamos desenvolvendo um trabalho de sensibilização para o tema nas dez regiões turísticas catarinenses, com a finalidade de orientar empresários do ramo hoteleiro e de viagens e comerciantes em geral e demonstrar a importância de adaptar estruturas e serviços para que todos os públicos sejam bem recepcionados”, comenta.
A mobilização é realizada através de campanhas, por intermédio dos Conselhos Regionais de Turismo.
A proposta é criar acessibilidade urbana, adaptar atividades turísticas e qualificar a oferta, ampliando o acesso de turistas portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida. Crianças, idosos e gestantes também fazem parte desse grupo.
O tema também vem sendo discutido com os profissionais que atuam nos diversos segmentos, como turismo de aventura, ecológico, rural e de negócios e eventos, com perspectivas de ações para estruturar os destinos.
O governo do Estado lançou um desafio para a administração municipal de Garopaba, que passa a trabalhar o turismo sob um novo olhar. A idéia é que o local se transforme na praia mais acessível de Santa Catarina. Após a realização de um inventário turístico que apontará quais são os atrativos naturais e culturais da região, será feito um diagnóstico e um planejamento turístico estratégico, com o viés da acessibilidade.


Fonte: Turismologia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário